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Delícias juninas e seus benefícios

Mês de junho é época de festejar os Santos, dançar forró e saborear as mais deliciosas e variadas preparações típicas. Dentre os alimentos mais comuns e saborosos estão o amendoim e o milho. Ambos são preferências  nordestinas e campões de consumo nesta época. Eles dão água na boca só de pensar… Vamos conhecer o valor nutricional deles e quais benefícios podem trazer?

AMENDOIM é rico em:

– Ácido fólico ou folato: essencial para a formação correta do sistema nervoso.

– Ácido graxo monoinsaturado: conhecido como gordura do bem e não contém colesterol por ser de origem vegetal.

– Cálcio: fortalece a estrutura óssea e previne osteoporose.

-Fibras: gera saciedade e melhora o funcionamento intestinal.

– Fósforo e potássio: são aliados dos adeptos de atividade física, ajudam a afastar a fadiga e dar pique. O fósforo auxilia na formação dos ossos o potássio melhora a contração muscular.

– Gordura: é fonte concentrada de energia. Serve de transporte e absorção das vitaminas lipossolúveis. Além disso, é precursora de diversos hormônios e protege as membranas celulares.

– Magnésio: Importante para circulação, fortalecimento dos músculos e cicatrizações. É essencial para o sistema nervoso. Ajuda a manter o estresse longe.

– Ômega-3: reduz moderadamente os níveis de triglicérides no sangue e a pressão arterial. Igual ao Omega-6 previne o envelhecimento por funcionar como renovador celular.

– Ômega-6: renovador celular, previne o envelhecimento precoce.
– Selênio: eficácia na redução do estresse celular, físico e emocional.

– Vitamina E: nutriente famoso pela ação antioxidante, ou seja, combate ao excesso de radicais livres e prevenção de tumores. Aumenta a resistência dos músculos ao reduzir dores, e preserva o sistema imunológico.

– Vitaminas do complexo B: essenciais ao sistema nervoso. Auxiliam na digestão e afastam o mau-humor por ajudar na formação de neurotransmissores como a serotonina – sinônimo de bem-estar.

Já o MILHO é um cereal muito utilizado no mundo como alimentação para humanos e animais. Possui boas qualidades nutricionais, tais como:

– Aminoácidos: ajudam na formação das proteínas;

– Carboidratos complexo: fornecem energia e glicose de liberação lenta no sengue;

– Possui vitaminas E, A e B1 excenlentes para o funcionamento do metabolismo;

– Sais minerais (fósforo, cálcio e potássio);

– Fibras: gera saciedade, melhora o funcionamento intestinal e reduzem colesterol.

Agora que vocês já sabem dos benefícios, aproveitem  estas delicias e curtam as festas Juninas.

Sobre Lívia Santos

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Nutricionista Clínica Funcional / Atendimento domicilia r/ CRN 5 / Tel.: (71) 98763-2325 e (071) 99237-1927

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