Home / Diversão & Arte / Amandicas / FEITO NA AMERICA (America Made, EUA, 2017)

FEITO NA AMERICA (America Made, EUA, 2017)

Mais um filme que fui conferir sem nem ao menos ver o trailer… “Vai ter filme essa semana. Feito na America, conhece?? Não, mas vamos mesmo assim”. Sou dessas de ir ao cinema, sem saber de nada e ainda perguntar no início da sessão: “Que filme é mesmo? ”. Se com Matrix funcionou maravilhosamente bem, ainda me arrisco a conferir alguns filmes às cegas.  E essa semana mais uma vez fui surpreendida com um excelente filme de ação, aventura e um pouco de suspense, baseado em fatos reais sobre um piloto que era agente duplo, triplo, trabalhando para CIA e traficando drogas e armas para o famoso Cartel de Medellin, de Pablo Escobar

Barry Seal (Tom Cruise) é um piloto comercial, que já está entediado com sua rotina de subir e descer e dar instruções de voo, quando é abordado por Monty Schafer (o eterno coadjuvante Domhnall Gleeson), um agente que reconhece suas habilidades como piloto e oferece um emprego numa empresa de fachada que consiste em tirar fotos de rebeldes da América Central em voos rasantes. Subindo de cargo, Barry começa a ser despachante de informações para agencia, porém ao desembarcar na Colômbia recebe uma proposta tentadora de levar drogas, recebendo 2 mil por cada quilo que entre nos EUA, já que tem passagem livre pelos céus da América do Norte. Barry, piloto de primeira qualidade, vai aos poucos se tornando o maior traficante de drogas e parceiro do Cartel de Medellin, além de continuar com freelancer para CIA. Quando se vê, de repente, Barry está no ramo de armas, drogas e lavagem de dinheiro.

O filme já começa freneticamente mostrando a rotina entediante de Barry e a evolução mesmo, que sempre foi muito inteligente, porém acabou usando-a no lado obscuro da força. Vemos também como os EUA manipulam todo o resto do mundo e entram em brigas que não lhe diz respeito. Feito na América enfatiza muito bem o fato do Cartel e outros grupos terem sido financiados de alguma forma pelo intrometido Estados Unidos da América. O filme tem um ritmo bem frenético contando a história do piloto que se tornou traficante, mostrando também a questão familiar e ânsia pelo dinheiro de todos. Visivelmente, obviamente, claramente que Tom Cruise leva o filme nas costas, com mais uma excelente atuação e não usando dubles, principalmente nas cenas de avião. Falem o quiser, mas o cara é F***!!!!! O filme é bem interessante e até me fez querer conhecer um pouco mais da história do Cartel, das lutas armadas da América Central e porque diaxo os EUA em tudo se metem. Bem coeso, bem dirigido e com uma fotografia perfeita, somos transportados para os anos 70/80 de forma perfeita. Uma ótima surpresa do mês de setembro e uma redenção para Mr. Cruise depois de A Múmia!!! Feito na América, baseado em fatos reais e uma bela aula de história!!! Muito bom de ótimo!!

Sobre Amanda Oliveira

Author Image
Cinéfila de plantão, assistente social nas horas vagas. Apaixonada por filmes de ação bem mentirosos, daqueles que desafiam a física... Viciada em livros, séries de TV e chocolate!!!

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*