Home / Geral / O que é Sexologia?

O que é Sexologia?

Sexologia é a ciência que estuda o comportamento sexual humano, nas diversas fases da vida (da infância à velhice).

É uma área interdisciplinar, que engloba o biológico, psicológico, social, cultural. Não se atém apenas ao ato sexual em si, mas sobre toda a sexualidade humana.

É importante que o profissional especialista em sexualidade humana tenha, além de boas referências, empatia e vínculo para você poder trabalhar suas questões mais íntimas, formação específica em sexualidade humana.

Médicos e Psicólogos com esta especialização estão melhor capacitados para trabalhar nessa área do conhecimento.

Você sabe o que é Sexualidade?

Sexualidade não é sinônimo de sexo. A sexualidade é o que você tem de mais íntimo. Está ligada à afetividade, a sua forma de ser e estar no mundo.

Logo, são as suas sensações, emoções, experiências, relacionamentos, amores e prazeres.

Sexo x Sexualidade

Sexo e Sexualidade, como pensa o senso comum, não são sinônimos.

A sexualidade é muito confundida com o sexo. Porém, o sexo são as características corporais que distinguem o feminino e masculino, além de também estar ligado ao prazer do corpo, do ato sexual propriamente dito, enquanto a sexualidade é além deste prazer físico, o prazer de viver a sua individualidade, a afetividade, o respeito, a boa comunicação.

Assim, a sexualidade é uma forma de ser e estar no mundo, construída social, histórica e culturalmente.

Como coloca a Organização Mundial de Saúde (2002), a sexualidade é multidimensional – influenciada pela interação de fatores biológicos, psicológicos, sociais, econômicos, políticos, culturais, éticos, legais, históricos, religiosos e espirituais.

Sobre a Terapia Sexual

A terapia sexual visa proporcionar às pessoas uma melhora da sexualidade, em todos os seus aspectos físicos, emocionais e sociais (biopsicossocial).

É uma terapia focal, ou seja, tratamento das queixas sexuais, cujo objetivo é a harmonia sexual e o desenvolvimento sexual.

Se você tem alguma dificuldade em ter desejo sexual, se excitar, manter a ereção, controlar a ejaculação, ter orgasmo, entender como o seu corpo e o corpo do outro funciona, você pode sanar estas dificuldades.

Ainda, se está tudo bem com você sexualmente e no relacionamento, você pode ter mais recursos para aprimorar a sua vida sexual e fortalecer seu relacionamento. E, caso não esteja em nenhum relacionamento você pode também fazer terapia sexual para se conhecer melhor sexualmente e buscar pela qualidade de vida.

Agora que você já sabe o que é sexologia e quem é o terapeuta sexual – profissional capacitado para trabalhar as questões sexuais -, se você está enfrentando alguma dificuldade na área sexual, busque um especialista em sexualidade humana.

Você poderá atingir seu objetivo em ter uma vida sexual harmoniosa, plena e saudável.

Acompanhe esse espaço e até a próxima.

Sobre Lenise Paraizo

Author Image
Psicóloga, Coach e Sexóloga. Clínica em SC; Skype lenise.paraizo; Página Face Lenise Paraizo; E-mail: leniseparaizo@yahoo.com.br; Graduação em Psicologia; MBA em Coaching Executive e Life; Especialista em Gênero e Sexualidade Humana.

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*