Home / Diversão & Arte / Onde acontece o rock em Salvador

Onde acontece o rock em Salvador

Me peguei pensando esses dias sobre o fato de escrever sobre bandas nesta coluna do Blog in Zine e me dar conta de não ter escrito ainda sobre os locais nos quais elas se apresentam, onde você, caro(a) leitor(a), pode encontrá-las. Antes de entrar no tema gostaria de fazer algumas pontuações importantes. A primeira delas é que irei me ater às casas da capital. Mesmo sabendo da existência de várias pelo interior não tive a oportunidade de conhecê-las, portanto, infelizmente, ficarão de fora. Em segundo e não menos significativo, sem pesar algum e respeitosamente, me reservarei a citar as casas que abrigam somente bandas de covers em suas pautas.

Com esses fatos, a realidade dos lugares onde acontece o rock em Salvador se resume somente a oito espaços. Pode parecer até um número bom para esse tipo de música feita na Bahia, mas acredite, não é. Esta é uma quantia pouco favorável em relação a quantidade de artistas e grupos de rock que circulam por aqui. É comum ver bandas agendando pautas em datas distantes para realizarem suas apresentações a longo prazo, esperando paciente a sua vez de mostrar o seu trabalho. Mas, mesmo sendo pouco, não significa que é menos importante a disponibilidade delas para os roqueiros baianos. Há diferenças em ambas, mas não existe preconceito algum por parte dos locais quanto ao acolhimento do estilo rocker de quem se interessa em realizar suas performances dentro delas.

Boa parte se encontra no bairro do Rio Vermelho, mas as que não estão lá têm movimentado e muito o cenário local. Localizada no Pelourinho, ao lado da Escadaria do Passo, está o Buk Porão. Sim, é um porão mesmo, que recebe bandas que estão começando na cena e que estão por aí há algum tempo também. O local é pequeno e quente, porém acolhedor, um ambiente excelente para se fazer um rock verdadeiro em uma casa rocker que você pode chamar de “inferninho” no melhor sentido rock’n roll da palavra. Já disse isso uma vez e volto a afirmar: toda banda da Bahia deveria tocar pelo menos uma vez por lá. O Café Atelier J. C. Barreto, que fica em São Caetano, é mais um espaço que recebe bandas de rock. É um local onde são expostas obras de arte e em determinadas épocas abre pautas para performances de grupos baianos. O The Other Place é mais outra opção para quem quer ver som autoral na capital baiana. Situado no bairro de Brotas, na garagem de um clube de motociclistas da cidade, o espaço foi recém reformado e agora possui ambiente climatizado, melhor isolamento acústico e pauta em quase todos os finais de semana. O Espaço Cultural Dona Neuza também é mais um lugar onde acontece rock na cidade. Situado no Marback, a música se manifesta em meio a vertentes diferentes, com ações como o Incubadora Sonora e o evento Lá em Dona Neuza, ambos capitaneados pelo Irmão Carlos.

Chegando no Rio Vermelho é possível encontrar mais lugares fervilhando rock. O Portela Café tem um bom espaço com dois pavimentos e dois ambientes com palco. Costuma acomodar mais bandas que possuam uma exposição maior na mídia, ou que tenham uma estrada maior em seu currículo, além de sediar festivais independentes. A Commons Studio Bar tem características parecidas com a casa anterior, com mezanino e mais diversa em estilos musicais, além de estar mais receptiva a muita coisa que acontece no meio independente brasileiro e local. O Dubliners Irish Pub é uma das mais antigas e ativas no ramo. Toda caracterizada realmente como um pub irlandês, bastante espaçosa e com eventos acontecendo em quase todos os dias da semana, o lugar é um dos mais engajados em receber conjuntos e artistas locais e a realizar eventos como festivais independentes anuais e periódicos daqui. Já bastante conhecida por frequentadores do bairro e por grupos musicais, ela é uma referência na cena rocker local. Também sendo uma boa referência na cena, o Taverna Music Bar vem se consolidando com uma programação que preenche boa parte da sua semana. Tendo passado por uma reforma no início do ano, o local ampliou ainda mais o seu espaço interno para receber melhor a sua clientela e as bandas que ali tocam. É um dos pontos no qual os roqueiros mantêm a assiduidade dentro desse circuito de casas.

Como menção honrosa, as ruas também merecem destaque nessa matéria, sem esperar você pode ser surpreendido com algum evento sendo feito na cidade, com boas bandas que não encontraram espaço em um desses locais citados e que também acreditam que este também é o lugar do artista. Esta é realmente uma cena que carece de mais espaço para fazer música rock por aqui, mas é onde ele acontece de verdade na cidade. Se havia alguma dúvida em sua cabeça se existia algum lugar, ou se havia alguma casa onde os grupos se apresentassem, esse é um norte. Espero que você não se perca no caminho até eles.

Acesse as fanpages:

Buk Porão:

buk porão

https://www.facebook.com/profile.php?id=100009825935406&ref=ts&fref=ts

Café Atelier J. C. Barreto:

café atelier j c barreto

https://www.facebook.com/CafeAtelierJcBarreto/?fref=ts

The Other Place:

the other place

https://www.facebook.com/Other-Place-Salvador-840787469329516/?fref=ts

Espaço Dona Neuza:

espaço dona neuza

https://www.facebook.com/espacoculturaldonaneuza/timeline

Portela Café:

portela café

https://www.facebook.com/portelacafe/?fref=ts

Commons Studio Bar:

commons studio bar

https://www.facebook.com/commonsstudiobar/?fref=ts

Dubliners Irish Pub:

dubliners irish pub

https://www.facebook.com/DublinersIrishPubSalvador/?fref=ts

Taverna Music Bar:

taverna music bar

https://www.facebook.com/Taverna-Music-Bar-1617469298484003/?fref=ts

Sobre Leonardo Cima

Author Image
É formado em administração e também colabora no site Portal Soterorock. Ainda mantêm o velho habito do século passado de comprar cd e livro, além de achar bom ir a cada dois meses para a Fonte Nova.

Um comentário

  1. Author Image

    Excelentes suas dicas, Leonardo!

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*