Home / Comportamento / Você está ocupado ou produzindo?

Você está ocupado ou produzindo?

Oi,

Essa semana, com a entrada do mês de junho, ouvi uma pessoa dizer que metade do ano já tinha ido embora e que o ano estava passando muito, mas muito rápido…

Se você também tem essa sensação de que o tempo não te dá tempo para realizar as suas coisas, eu tenho uma pergunta para você: Você está ocupado ou produzindo?

Sim, existe uma grande diferença entre estar ocupado e estar produzindo.

Primeiro, é preciso que você entenda que o dia tem 24h para todo mundo, pra mim, pra você, pro Mark Zuckerberg e até para o Papa Francisco. A diferença está no que cada um de nós faz com o seu tempo. E essa escolha tem a ver com as nossas prioridades.
O que é prioridade pra você com certeza está na sua agenda, com caneta vermelha e asterisco: os seus filhos, o seu trabalho, tomar banho, se alimentar, ligar para alguém, etc.

Mas muitas vezes as pessoas perdem tempo por não saberem priorizar ou mesmo por priorizarem as demandas dos outros em detrimento às suas.

E é aí que surge a sensação de que o tempo passa rápido demais…exatamente porque você está ocupado, sem fazer o que deveria, cansado e perdendo energia.

Estar ocupado significa que a sua agenda está lotada de coisas e compromissos não necessariamente interessantes e seus, mas que você está envolvido de alguma maneira em várias demandas.

Estar produzindo é beeeeeeem diferente. Significa que você priorizou, agendou e agiu na direção de uma meta ou objetivo. Muito mais que um check no seu checklist, a sensação é a de que você superou um desafio, alcançou algo planejado e priorizado por você. Nesse caso você se sente animado, feliz, cheio de energia e desafiado para outros dias e ações.

Mas ninguém nasce produtivo, as pessoas tornam-se produtivas com suas escolhas e prioridades do dia-a-dia.

Quer ser mais produtivo? Abra espaço na sua agenda para o que é importante para você, defina ações e movimente-se. Comece o dia com uma intenção clara: a de realizar algo que importa pra você. Isso vai aumentar a sua confiança, a sua produtividade e a sua disciplina…e como já dizia Renato Russo, disciplina é liberdade…vamos juntos?!

Sobre Juliana Caribé

Author Image
Soul+ Coaching e Desenvolvimento Humano

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*